E agora? Muita Informação…

Como o empresário de Micro e Pequenas Empresas monitora seu ambiente competitivo? Como ele identifica oportunidades? Como ele usa a informação para o seu negócio? Qual a relação com o processo de inteligência competitiva?

A relevância da informação e do conhecimento na sociedade atual é crescente. No mundo dos negócios, não é diferente. Boa parte dos desafios de gestão vem da necessidade de se ter informações relevantes e de saber usá-las a favor do crescimento da empresa, independentemente da sua área de atuação.

Entender o ambiente competitivo em que se encontra é crucial para a tomada de decisões. Ter acesso a dados que permitam conhecer e compreender seu cliente, a relação com seus produtos e serviços, a concorrência e fornecedores ajuda na identificação de oportunidades e na definição de estratégias de crescimento da organização.

As tecnologias de informação e comunicação que, a cada dia, integram mais o mundo, as empresas e as pessoas, têm sido as grandes aliadas das empresas nesse processo. São elas que têm facilitado o desenvolvimento de uma inteligência competitiva, em que os dados se transformam em informações relevantes para o impulsionamento de melhorias de estratégias comerciais, produtos, serviços, processos e nos modelos de gestão.

A obtenção e o tratamento adequado da informação são essenciais para possibilitar a adoção de uma postura mais competitiva pela empresa frente ao mercado. É preciso investir, então, em processos e práticas que permitam às organizações trabalhar e utilizar melhor essas informações.

A melhoria do processo decisório dentro das empresas e do posicionamento competitivo no mercado está, portanto, diretamente ligada à melhoria do processo de coleta, tratamento, armazenamento e disseminação das informações na organização.

E então? Como é a tomada de decisões na sua empresa: baseada em dados e informações relevantes ou no feeling (“achismo”)?

Se precisar trocar uma ideia, conte com a gente!

Compartilhar:

Eber Capistrano

Eber Capistrano

Eber Capistrano Martins, Economista, MBA, Mestre e Doutor. Fundador e Consultor de Planejamento e Inteligência de Mercado da Central CM. Professor do Departamento de Administração da UFMT.

Preencha com seus dados e vamos entrar em contato

Preencha com seus dados e vamos entrar em contato